sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Usuários de Mac são mais ricos que de PCs


O site de viagens Orbitz está aproveitando uma descoberta interessante para lucrar um pouco mais. Uma pesquisa conduzida pela empresa, revelada pelo Wall Street Journal, apontou que usuários de Mac gastam até 30% a mais que os de PCs em hotéis. Como era de se esperar, este achado acabou virando estratégia.

De forma despretensiosa, os primeiros resultados exibidos para quem acessa o site em computadores da Apple correspondem a quartos mais luxuosos e caros. EXAME.com fez o teste e, de fato, ao procurar por hotéis para um fim de semana em São Paulo, resultados diferentes foram oferecidos, dependendo da máquina utilizada.

Quando acessado em um PC, o Orbitz apresentou duas opções de hospedagem, com diárias entre 145 e 175 dólares. Ao procurar pelas mesmas especificações em um Mac os mesmos hotéis foram exibidos. Contudo, a diferença ficou na categoria dos quartos e, por consequência, o valor da diária. Os preços de fato variaram em relação ao que foi apresentado anteriormente e ficaram entre 168 e 190 dólares, respectivamente.

O estudo também indicou que os usuários do computador da Apple estão dispostos a desembolsarem entre 20 e 30 dólares a mais por uma diária e são 40% mais inclinados a reservarem hotéis de 4 ou 5 estrelas. Quando os usuários de Mac e PC’s se encontram em um mesmo hotel, o time da maçã tende a se hospedar em quartos mais luxuosos.

Ainda de acordo com o WSJ, executivos do Orbitz confirmaram que a empresa está mesmo testando a estratégia. Contudo, enfatizaram que não estão exibindo preços diferentes para quartos e hotéis iguais, mas categorias mais luxuosas. Lembraram também que o usuário tem em mãos ferramentas que permitem organizar os resultados pelo menor preço ou melhores reviews, por exemplo.